NARRATIVAS DE VIDAS

Sou  Psicologa  CRP-03/01376  e  uso a abordagem da Narrativa como instrumento de  trabalho. A Terapia Narrativa é uma visão de mundo, uma filosofia de vida inserida em uma abordagem terapêutica pós-estruturalista que não separa o observador do observado.

PESQUISA

PESQUISA                                      por David Denborough

Uma maneira simples de realizar essa pesquisa é levar uma folha de papel e desenhar uma linha no meio.

Na semana seguinte, na coluna da esquerda, observe as horas e os lugares onde o problema foi menos forte.

Na coluna da direita, observe quem estava presente, o que você e / ou outros estavam fazendo, e o que você estava pensando no momento.

Se você achar difícil notar estes tempos por si mesmo, talvez você possa obter a ajuda de um auxiliar de pesquisa - alguém que irá apontar para você momentos em que você parece menos dominado pelo problema, mesmo que apenas por cinco minutos. Você também pode pedir ao seu assistente de pesquisa que observe as ações que você teve durante a semana que não estão de acordo com o que o problema desejaria. Estes podem ser pequenos passos.

Para Joanna, por exemplo, lembrar sua mãe acariciando seus cabelos era um momento único. Sempre que se lembrava disso, isso trazia algum alívio para A Triseza e o Medo.

  Levantar-se todas as manhãs para alimentar seu gato foi um segundo momento único para Joanna. Este ato de cuidado não foi causado pelo O Medo ou pela Tristeza  mas foi feito pelo amor de Joanna. Embora às vezes isso tomasse toda a energia que pudesse reunir, Joanna iria levantar todos os dias e enfrentar o mundo para alimentar Lucky. Ao longo do tempo, enquanto Joanna continuava a recordar o toque de sua mãe, ela ao mesmo tempo escrevia uma carta ao Medo para notificar a ele das próximas mudanças no seu relacionamento com ele, isso enquanto compartilhava conhecimento internos com sua sobrinha Felicity, Joanna parou de se ver como um caso sem esperança e começou gradualmente a se despedir do medo. Ela e Lucky começaram a passar mais tempo um com o outro durante o dia, e Felicity veio para passar um fim de semana, o que provou ser um ponto de virada. Para Joanna,  lembrar o toque de sua mãe e seu relacionamento com Lucky lhe ajudaram a se ver através dos tempos dolorosos e temerosos.

Nenhum ato ou momento extraordinário ou único é muito pequeno para você  incluir em sua própria pesquisa. Esteja atento a qualquer momento em que sua vida seja ligeiramente menos afetada pelo problema.

Habilidades especiais de superação em tempos difíceis

Há uma segunda maneira de começar lentamente a libertar-nos da influência de problemas. Isso envolve começar a notar nossas habilidades especiais para superar os tempos difíceis. Num primeiro momento, estes podem ser invisíveis para nós, mas todos têm maneiras de suportar dificuldades. Isso é verdade, mesmo nos contextos mais difíceis, onde você pode pensar que tudo é impossível. Por exemplo, colegas do Ruanda que são sobreviventes do genocídio de 1994 nos descreveram o que os sustenta em tempos difíceis.

Os seguintes textos são do documentos Viver à Sombra do Genocídio: Como respondemos aos Tempos Difíceis - Histórias de Superação  (Denborough, Freedman & White, 2008).

Como vivemos na sombra do genocídio, tivemos que encontrar maneiras de responder a grandes dificuldades. Incluímos aqui algumas das nossas forças. Esperamos que este documento seja útil para outros.